Tempo de leitura: 3 minutosConteúdo da Página
Toggle
Existe relação entre o TDAH e as redes sociais? Quais são as razões para esta suspeita? Veja a seguir com mais detalhes!
Existe relação entre o TDAH e as redes sociais?
Nos últimos anos, tivemos um aumento significativo de adultos e crianças recebendo o diagnóstico de TDAH, além disso, também aumentou o número de pessoas que acreditam ter esse transtorno. Mas, por que isso vem acontecendo? Será que existe uma influência das redes sociais?
A seguir vamos te responder essas perguntas e outras dúvidas que talvez você tenha. Boa leitura!
O que é o TDAH?
Antes de mais nada, você precisa saber o que é o TDAH, o que essa sigla significa. TDAH significa de acordo com o DSM-V Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, que é um distúrbio do neurodesenvolvimento, isto é, que afeta a parte neurológica interferindo na aprendizagem da pessoa ao longo da vida.
Dessa forma, é muito comum que os sintomas apareçam na infância, onde a criança começa a apresentar comportamento atípicos, como desatenção na aula, distração, hiperatividade e impulsividade.
Esses sintomas podem acabar interferindo em várias áreas da vida da pessoa, como na escola, no trabalho e nos relacionamentos tanto amorosos quanto os familiares, por exemplo.
Autodiagnóstico com base nas redes sociais
Que atire a primeira pedra quem nunca viu nas redes socais uma postagem do tipo “X dicas de como se livrar do TDAH”, “X sintomas do TDAH”, ou ainda, “Como saber se eu tenho TDAH?”.
Infelizmente, postagens desse tipo são muito comuns nas redes sociais, mas também são um perigo, pois além de serem sensacionalistas, também são feitas por pessoas que não são psiquiatras e psicólogos.
Então, com base nessas postagens super rápidas, muitas pessoas vêm se identificando com os sintomas e se autodiagnosticando. Claro que algumas pessoas procuram um profissional para terem certeza, mas a maioria não vão atrás, até mesmo por questões financeiras e acabam vivendo achando que tem esse transtorno.
O que causa o TDAH?
Assim como outros transtornos mentais, ainda não foi descoberto a causa do TDAH. Porém, existem alguns fatores que vêm sendo estudadas, como a existência de genes, exposição a substâncias tóxicas ainda no útero, sendo chumbo, tabagismo, inseticidas e determinados tipos de medicamento para epilepsia.
As redes sociais podem causar o TDAH?
Como você pôde ler até aqui, esse transtorno afeta a parte comportamental, fazendo com que a pessoa desde a infância tenha comportamentos considerados inadequados para o ambiente. Mas, a verdade é que não existe relação entre o TDAH e as redes sociais.
Até hoje não foi comprovado cientificamente que o uso de redes sociais possa causar esse transtorno. Entretanto, o que alguns pais vem percebendo e compartilhando relatos é que, com o uso excessivo de telas, as crianças têm apresentado sintomas parecidos com os do TDAH, como a impulsividade, agitação e falta de atenção.
Neurologicamente, as pessoas que tem o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade são mais sensíveis aos efeitos da recompensa e aos sinais de recompensa iminente (dopamina). Isto torna-os menos propensos a controlar um impulso e são, consequentemente, mais suscetíveis a distúrbios de impulso e vícios.
Logo, o uso problemático das redes sociais é, em grande parte, impactado por não conseguirem ter controle de seus impulsos.
Diante disso, uma relação entre o TDAH e o uso de mídias sociais não é surpreendente, mas identificar tal ligação está muito longe de provar que o uso de mídias sociais causa o TDAH.
As redes sociais pode muito bem aumentar a probabilidade da pessoa apresentar alguns comportamentos relacionados ao TDAH. Ainda assim, o TDAH não é apenas um conjunto de comportamentos, mas um conjunto de comportamentos que precisam ocorrer juntos, ou seja, que estão relacionados.
O que devo fazer?
Se você desconfia que tem TDAH, o mais recomendado é que você procure um psicólogo, psiquiatra ou um neuropsicólogo, somente esses profissionais vão conseguir fazer uma avaliação por meio de uma entrevista e aplicação de testes e dizer se você tem ou não o TDAH.
Existe cura?
Atualmente não existe cura, mas existe tratamento. Por meio de psicoterapia, psicopedagogia (crianças) e medicamentos, é possível aliviar os sintomas e conseguir ter uma vida normal, sem que essa doença interfira na sua vida pessoas e profissional.
Se você gostou do nosso conteúdo, nos siga no Instagram e nos conte o que achou desse texto, se ele te ajudou.
Referências
- Keane, D. (10.10.23). Excessive social media and smartphone use linked to ADHD symptoms. Evening Standard. Excessive social media and smartphone use linked to ADHD symptoms | Evening Standard