Ponto de Partida Psi

PONTO DE PARTIDA PSI

Caminhada previne 10% morte precoce?

Imagem de cookie_studio no Freepik

Tempo de leitura: 4 minutos

Será que caminhada pode prevenir em até 10% a morte precoce? Continue lendo que o site Ponto de Partida Psi vai falar sobre esse assunto!

Caminhada pode prevenir em até 10% a morte precoce

Uma análise conduzida por pesquisadores do Reino Unido sugere que não é necessário ser um atleta ou praticar esportes para colher os benefícios do exercício físico. Incluir uma caminhada acelerada na rotina diária pode ser suficiente.

O estudo revelou que se todos fizessem pelo menos 11 minutos de atividade física por dia (cerca de 75 minutos por semana), seria possível prevenir uma em cada dez mortes prematuras.

Embora a maioria das pessoas não consiga cumprir a recomendação mínima de 150 minutos de exercício por semana, os pesquisadores da Universidade de Cambridge afirmam que fazer alguma atividade física é melhor do que não fazer nada.

treinamento dos pares na parte da manha Caminhada previne 10% morte precoce?
Imagem de pressfoto no Freepik

O que os pesquisadores dizem?

O estudo foi publicado no British Journal of Sports Medicine e foi baseado em cerca de 100 grandes estudos e quase 200 artigos revisados por pares sobre os benefícios do exercício físico. Os pesquisadores concluíram que se todos os participantes desses estudos tivessem praticado pelo menos 150 minutos de atividade física por semana, uma em cada seis mortes prematuras poderiam ter sido evitadas. 

De acordo com os cientistas, pequenas mudanças de hábitos podem fazer a diferença, como optar por fazer caminhada ou pedalar ao invés de usar o carro para ir ao trabalho ou ao supermercado, ou ser ativo ao brincar com os filhos ou netos. Inserir atividades prazerosas em sua rotina semanal é a melhor maneira de aumentar a quantidade de atividade física praticada, segundo eles. 

Além disso, o NHS recomenda que os adultos pratiquem atividades que fortaleçam os músculos pelo menos duas vezes por semana, podendo ser ioga, pilates, musculação, jardinagem intensa ou carregar sacolas de compras pesadas. Todas essas atividades são válidas e podem ser incorporadas à rotina semanal para melhorar a saúde e prevenir doenças.

Quais são os benefícios da caminhada?

De acordo com o NHS, o serviço público de saúde britânico, é recomendado que todas as pessoas pratiquem de 150 a 300 minutos de atividade física que elevem a frequência cardíaca semanalmente, ou de 75 a 150 minutos de atividade vigorosa por semana, que leve a respiração ofegante. Uma equipe de pesquisadores analisou vários estudos anteriores sobre os benefícios da atividade física e descobriu que praticar metade da quantidade recomendada poderia prevenir um em cada 20 casos de doenças cardiovasculares e cerca de um em cada 30 casos de câncer.

Praticar atividades como andar de bicicleta, caminhar em ritmo acelerado, fazer trilha, dançar ou jogar tênis por 75 minutos por semana – ou 11 minutos por dia – pode trazer benefícios significativos para a saúde. Soren Brage, líder da pesquisa, explica que é necessário sentir que o corpo está em movimento e o coração está batendo mais rápido, mas não necessariamente ficar sem fôlego.

De acordo com os resultados, praticar essa quantidade de exercício (caminhada) pode reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames em 17% e de câncer em 7%. Além disso, o exercício regular pode reduzir a gordura corporal e a pressão arterial, melhorar o condicionamento físico, o sono e a saúde do coração a longo prazo.

Os benefícios do exercício foram ainda maiores para alguns tipos de câncer específicos, como câncer de cabeça e pescoço, gástrico, leucemia e cânceres no sangue, mas menores para câncer de pulmão, fígado, endometrial, cólon e mama.

Embora duas em cada três pessoas afirmem praticar menos de 150 minutos de exercício moderado por semana e menos de uma em cada dez consiga fazer mais de 300 minutos, Brage afirma que a descoberta de que 75 minutos por semana podem ser suficientes para trazer benefícios deve ser uma boa notícia. Ele sugere que, se essa quantidade de exercício for administrável, é possível ir aumentando gradualmente até atingir a quantidade total recomendada.

Se você gostou do nosso conteúdo, nos siga no Instagram e no Twitter e fique por dentro das novidades.

Referências

  1. BBCNews
Beatriz Lisboa

Beatriz Lisboa

Estudante do 10° período do curso de psicologia, fascinada por astronomia e pelo comportamento humano divide seu tempo entre artigos da faculdade e escrever para blogs. Tendo três anos de experiência como redatora, já escreveu sobre saúde mental, alimentação e autocuidado, por exemplo. Nas horas vagas gosta de fazer caminhada, ler livros de ficção, como Harry Potter, além de ver séries e filmes, sendo que The Big Bang Theory e Interestelar são seus favoritos.

Deixe seu comentário!

Artigos Relacionados

Não perca a oportunidade de ampliar seus horizontes e conhecimentos com os artigos do nosso blog. Acompanhe as tendências e as últimas novidades em diversos assuntos.

INSCREVA-SE EM NOSSO BLOG

Inscreva-se agora e receba conteúdos exclusivos em primeira mão!

Inscrição no blog