Ponto de Partida Psi

PONTO DE PARTIDA PSI

Homens com tatuagens são mais atraentes?

homens-com-tatuagem-atraí-mais-as-mulheres-Capa

Tempo de leitura: 5 minutos

Homens com tatuagens são mais atraentes ou é um mito? Prossiga lendo e descubra no site Ponto de Partida Psi!

Será que as mulheres se atraem mais por homens com tatuagens?

Houve um tempo em que as tatuagens eram consideradas tabu, mas esse tempo já passou. No Reino Unido, cerca de 20 milhões de pessoas ostentam pelo menos uma tatuagem, quase um em cada três habitantes da Grã-Bretanha.

Na América, não é muito diferente. Há uma década, um relatório do Pew descobriu que 40% dos millennial’s nos EUA tinham uma tatuagem, enquanto que no Brasil não existe um censo específico que fala quantas pessoas possuem tatuagens.

Entretanto, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Dalia em 2019, apontava que o Brasil ocupava o 9ª lugar entre os países que tinham mais pessoas tatuadas.

Um sinal de força?

Os biólogos evolucionistas teorizaram que as tatuagens são uma forma de sinalizar o quão durões somos.
Antigamente, na era pré-industrial, fazer uma tatuagem era mais doloroso e mais perigoso do que atualmente, isso porque não existia as agulhas e técnicas de hoje em dia.

Além disso, na sociedade pré-industrial era mais perigo devido às infecções e a baixa imunidade das pessoas.

Ao fazer uma tatuagem, você está expondo a sua pele, logo aqueles que estão com o sistema imunológico mais forte passam pelo processo sem ter alguma infecção.

Portanto, as tatuagens podem ser o equivalente à cauda vistosa de um pavão. Na falta de recursos corporais (aparência física atraente) que reduz as chances de conseguir a atenção de uma parceira(o), ao ter uma tatuagem anuncia aos possíveis parceiros (e rivais) que você é forte o suficiente.

Parece não fazer sentido, mas existem pesquisas sobre.

Homens com tatuagens são vistos como mais atraentes?

Em um artigo de investigação publicado recentemente na revista Personality and Individual Differences, cientistas da Polônia procuraram testar esta teoria: os humanos com tatuagens são vistos como mais atraentes, saudáveis ​​e dominantes?

Andrzej Galbarczyk e Anna Ziomkiewicz fotografaram nove homens sem camisa, nenhum dos quais tinha tatuagem. Em seguida, eles pediram a um profissional que adicionasse uma tatuagem abstrata à imagem do braço de cada homem.

Várias centenas de voluntários homens e mulheres viram essas imagens e foram solicitados a avaliá-las em termos de atratividade, saúde, masculinidade, dominância e agressão. Os voluntários também avaliaram quão bom parceiro e pai eles achavam que cada homem seria.

Os resultados

As mulheres achavam que os homens pareciam mais saudáveis ​​com uma tatuagem, o que apoia a teoria dos biólogos de que homens com tatuagens parecem mais saudáveis. No entanto, para a surpresa de muitos, as tatuagens não interferiam se um homem parecia ser mais ou menos atraente.

As mulheres pensavam que os homens tatuados seriam piores parceiros e pais do que os homens sem tatuagens, talvez porque as tatuagens sinalizassem impulsividade e uma propensão para assumir riscos  – dificilmente as características que a maioria das mulheres prioriza num parceiro de longo prazo.

Tanto homens quanto mulheres concordaram que um homem com tatuagem parecia mais masculino, dominante e agressivo.

A conclusão que os pesquisadores chegaram foi que as tatuagens podem sim ter uma função dupla, isto é, as tatuagens podem influenciar a preferência das mulheres, mas também são provavelmente importantes na competição entre homens.

Entretanto, pergunto-me se os resultados poderiam ser parcialmente explicados pelo tipo de homem que fotografaram. A imagem de amostra que apareceu em seu trabalho de pesquisa mostrava um jovem atlético.

Se os outros modelos fotografados fossem igualmente dentro dos padrões de beleza, isso poderia ser um problema.

As tatuagens são tão culturalmente carregadas de informações que é possível que a mesma tatuagem comunique mensagens diferentes, dependendo da idade da pessoa que a tem, da condição física ou de outras variáveis ​​que os pesquisadores não investigaram.

Além do mais, qualquer pessoa que já visitou um estúdio de tatuagem sabe que o número de desenhos de tatuagem disponíveis é praticamente ilimitado. Isto significa que é muito difícil concluir, a partir de um estudo, se as tatuagens, como um todo, têm um efeito previsível na forma como uma pessoa é percebida.

Nesse caso, seria necessário estudos mais amplos com homens de diferentes características e diferentes desenhos de tatuagens.

Mas e você, prefere homens com tatuagens, sem ou tanto faz?

Se você gostou do nosso conteúdo, nos siga no Instagram, nos mande uma DM e nos diga se gostou.

Referências

  • Galbarczyk, A. e Ziomkiewicz, A. (2017). Homens tatuados: bad boys saudáveis ​​e competidores bonitos. Personalidade e diferenças individuais, 106.
Beatriz Lisboa

Beatriz Lisboa

Estudante do 10° período do curso de psicologia, fascinada por astronomia e pelo comportamento humano divide seu tempo entre artigos da faculdade e escrever para blogs. Tendo três anos de experiência como redatora, já escreveu sobre saúde mental, alimentação e autocuidado, por exemplo. Nas horas vagas gosta de fazer caminhada, ler livros de ficção, como Harry Potter, além de ver séries e filmes, sendo que The Big Bang Theory e Interestelar são seus favoritos.

Deixe seu comentário!

Artigos Relacionados

Não perca a oportunidade de ampliar seus horizontes e conhecimentos com os artigos do nosso blog. Acompanhe as tendências e as últimas novidades em diversos assuntos.

INSCREVA-SE EM NOSSO BLOG

Inscreva-se agora e receba conteúdos exclusivos em primeira mão!

Inscrição no blog