Tempo de leitura: 5 minutosConteúdo da Página
Toggle
Saber o que é a ansiedade e se é possível se livrar dela é indispensável quando se quer entender e lidar com esse sentimento. Para isso, o site Ponto de Partida Psi explicará o que é a ansiedade, como identificar e como lidar com ela. Continue lendo e saiba com mais detalhes!
O que é ansiedade?
A ansiedade é um medo extremo ou exagerado diante de uma situação, seja ela real ou imaginativa. É muito comum a palavra “ansiedade” ser usada para se referir ao nervosismo temporário ou ao medo sentido antes de determinada situação desafiadora, como uma entrevista de emprego ou uma prova.
Por outro lado, essa mesma palavra pode ser usada para descrever diversos tipos de ansiedade mais persistentes, como o medo de coisas específicas, medo de se expor a situações sociais, transtorno de pânico, estresse pós-traumático e o transtorno de ansiedade generalizada.
Dessa forma, a ansiedade é uma emoção que faz parte de nós, assim como a alegria, raiva, tristeza, medo e o nojo. Porém, embora sentir-se ansioso pareça algo ruim, é devido a essa emoção que conseguimos atravessar a rua sem ser atropelado, fugir de um cachorro bravo ou de uma cobra.
Mas, saiba que tudo isso só é possível porque ela nos faz pensar com muita rapidez sobre a situação, permitindo que decidamos se devemos fugir, enfrentar ou paralisar diante do perigo. Infelizmente, a ansiedade se torna prejudicial quando sentimos ela diante de situações que não são perigosas, como uma prova da faculdade, apresentar um trabalho e até mesmo tirar a CNH.
A boa notícia é que para todos os tipos de ansiedade citadas acima existem tratamento, sendo a psicoterapia. Somente por meio das sessões o psicólogo consegue entender o que está causando a ansiedade e ajudar a diminuir a intensidade.
Identificando a ansiedade
Uma das primeiras coisas a serem feitas é identificar os gatilhos da ansiedade. Os gatilhos que fazem a ansiedade surgir com uma maior intensidade podem ser situações e pensamentos, como também comportamentos ansiosos.
Sendo assim, identifique as situações que te deixam ansioso, logo em seguida, tente se lembrar o que passa na sua mente enquanto você está se sentindo ansioso. Os pensamentos ansiosos podem se manifestar de duas formas, lembrando que eles sempre serão negativos e ligados ao futuro.
É muito comum pensamentos do tipo “E se eu não conseguir X coisa”, “E se eu falhar?” ou “E se ele(a) não gostar de mim?”. Por outro lado, os pensamentos ansiosos podem se manifestar em forma de imagens, ou seja, em vez de pensarmos “E se eu sofrer um acidente?” imaginamos toda a cena que temos medo.
Já em relação aos comportamentos ansiosos, eles também podem ser de dois tipos, o do tipo evitação e o de segurança. Pessoas ansiosas tendem a ter o comportamento de evitação, logo como o nome sugere, evitam situações que possam vim a deixar ansiosa.
Já o comportamento ansioso de segurança é quando a pessoa realiza ações para reduzir a ansiedade. Como por exemplo, sentar na fila de trás para que o professor não o veja e não faça nenhuma pergunta, ou ainda, checar a por mais de uma vez antes de sair de casa.
Esses tipos de pensamentos e comportamentos quando reforçados ao longo do tempo podem trazer prejuízo e sofrimento à pessoa. Por isso, a terapia é fundamental para aprender a lidar com a ansiedade.
Como se livrar da ansiedade?
É muito comum que pessoas ansiosas se questionem: é possível se livrar da ansiedade? Como você pode ler acima, a ansiedade faz parte das nossas emoções, afinal, é ela que nos ajuda a fugir do perigo.
Sendo assim, não é possível se livrar da ansiedade, o que podemos fazer é aprender a lidar com ela. Para isso, existem técnicas que durante o processo terapêutico são ensinadas.
Aprendendo a lidar com a ansiedade?
Como você leu no tópico anterior, não é possível se livrar da ansiedade, logo é necessário aprender maneiras de como lidar com a ansiedade para que ela não interfira na sua vida. Assim sendo, se expor às situações que lhe causam ansiedade é uma das melhores formas de lidar com a ansiedade.
Praticar a técnica mindfulness ajuda a permanecer a mente no presente evitando pensar o que acontecerá no futuro. A respiração diafragmática também é uma ótima alternativa, pois também ajuda a focar no presente e oxigenar todo o corpo, uma vez que a ansiedade deixa a respiração mais irregular.
Então, durante quatro minutos, inspire pelo nariz contando até 4 e depois expire (solte o ar) contando também até 4.
Se você gostou do nosso conteúdo, nos siga no Instagram e no Twitter e fique por dentro das novidades.
Referências
- AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5: manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. 830 p.
- GREENBERGER, Denis. A mente vencendo o humor: mude como você se sente, mudando o modo como você pensa. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. 328 p.