Tempo de leitura: 3 minutos
Conteúdo da Página
ToggleRotina: faça algo diferente ao longo dessa semana que inicia. Continue lendo e saiba mais sobre esse assunto no site Ponto de Partida Psi!
Início
Promessa, novos hábitos, rotina e motivação. Essas são palavras que se fazem muito presentes em nosso vocabulário todo início de ano.
Na passagem do dia 31 de dezembro para primeiro de janeiro, é um momento que sempre prometemos tentar fazer tudo diferente, afinal, para muitos (eu me incluo nisso) é o início de um novo ciclo, uma nova oportunidade que se tem em realizar ou continuar tentando, tentando fazer aquilo que não deu para concretizar no ano que se passou. E cai entre nós, 2023 passou voando.
Promessas
Porém, em meio a promessas “esse ano eu mudo de vida”, “esse ano eu começo a fazer exercício” ou ainda “esse ano eu mudo de emprego”, é importante que você se lembre que para que essas mudanças aconteçam é necessário estar bem consigo mesmo, isto é, sua saúde mental precisa estar em dia.
Mas, o que eu posso fazer para que minha saúde mental fique em dia, Bia? Continue lendo que eu vou te falar a seguir o que você pode fazer aí.
Entretanto, antes preciso te dizer que não é porque é ano novo que você precisa mudar radicalmente a sua vida, embora isso seja algo muito bom, mas o que eu quero te dizer é que para que você faça um ótimo ano, adquira ou elimine hábitos, mude de emprego e alcance os seus objetivos, você precisa começar dando atenção à sua rotina, pois ela tem o poder de impactar na sua saúde mental e consequentemente nas suas emoções.
Por isso, quero te perguntar uma coisa, como anda a sua rotina? Ela tem sido muito corrida? Tem deixado você estressado?
Ativação comportamental
Na abordagem Terapia Cognitivo-Comportamental, quando necessário, usamos o que chamamos de ativação comportamental.
A ativação comportamental é um recurso terapêutico que consiste em inserir atividades prazerosas na rotina do paciente, claro que com a colaboração dele.
Então, juntos, cliente e psicólogo vão identificando e inserindo aos poucos atividades que gere prazer e faça com que o paciente sinta-se com mais ânimo ao longo do dia e com o passar do tempo.
É importante que você saiba que as atividades e a frequência devem ser escolhidas de forma realista, porque de nada adianta você colocar fazer caminhada todos os dias da semana, por exemplo, se você ainda não consegue fazer nem se quer uma vez, outro ponto muito importante também é que você precisa escolher atividades que você goste.
Ah Bia, mas eu não sei do que eu gosto, não tenho nenhum hobby, como vou fazer?
Se você não tem nenhum hobby e não sabe do que gosta de fazer durante o seu tempo livre, essa é uma ótima oportunidade para você começar a descobrir do que gosta.
Não precisa fazer coisas difíceis, super elaboradas, pode ser um simples passear com seu cachorro, filho, andar de bicicleta, ir ao cinema, ler um livro de um gênero diferente ou até mesmo aprender um novo idioma.
Além disso, é muito importante que durante esse momento de escolha você também identifique quais são os possíveis empecilhos que podem impedir você de estar realizando a atividade escolhida.
E claro, não coloque muitas atividades, comece aos poucos, lembre-se sempre de ser o mais realista possível.
Rotina
Agora que você já entendeu o que é a ativação comportamental e como fazer, que tal parar para analisar como anda a sua rotina. Você está satisfeito com ela? Tem feito coisas das quais gosta ao longo da semana ou tem esperado ansiosamente pelo final de semana?
O que você pode fazer esta semana que seja diferente do que você faz em uma semana normal mas que vai te fazer bem?
Então, se você gostou do nosso conteúdo, nos siga no Instagram e fique por dentro das novidades e nos mande uma DM dizendo o que achou, vou adora saber.