Tempo de leitura: 5 minutosConteúdo da Página
Toggle
Como lidar com uma família tóxica? Você sabe o que fazer? Será que se afastar é a melhor opção? Saiba mais no site Ponto de Partida Psi!
Como lidar com uma família tóxica?
A família é o primeiro ambiente em que temos contato com outras pessoas, onde aprendemos a interagir, sendo muito comum que surja conflitos e discursões no cotidiano.
Porém, quando se trata de uma família tóxica, os conflitos são mais frequentes e difíceis de lidar. Afinal, não existe diálogo, empatia, pedido de desculpas e confiança, um combo perfeito para afetar a saúde mental.
Assumir que está errado não é uma tarefa fácil, logo é algo bem raro de acontecer em famílias disfuncionais, o que faz com que seja difícil quebrar esse ciclo de violência.
Sendo assim, continue lendo e saiba o que é uma família tóxica, como lidar e de que forma a psicologia pode ajudar. Boa leitura!
O que é uma família tóxica?
Antes de você saber o que é uma família tóxica é muito importante entender o que significa esse termo.
A verdade é que os termos “família tóxica” ou “pessoa tóxica” não existem na psicologia, ou seja, não são estudados pela ciência psicológica.
Então, família tóxica (família disfuncional, como é chamada na psicologia), é aquela família que possui comportamentos que não são saudáveis. E quais seriam esses comportamentos?
Alguns desses comportamentos que um ou mais membros da família podem ter são:
- Manipulação;
- Piadas;
- Chantagens;
- Controle excessivo;
- Falta de diálogo;
- Nível elevado de cobranças e expectativas;
- Mentiras.
Tudo isso pode levar o outro a se sentir angustiado, sentimento de sufocado, medo, estresse, ansiedade, causando sofrimento e problemas emocionais que podem afetar várias áreas da vida da pessoa, como a relação com os amigos, no trabalho e nos estudos.
Também é muito importante que você saiba que esses tipos de comportamentos podem vim de qualquer membro da família, incluindo pai, mãe e filho, por exemplo.
Mas então, como eu lido com esse ambiente?
Como lidar com esse ambiente?
O primeiro passo você já fez, que foi compreender melhor quais são os comportamentos e saber o que é uma família tóxica.
Além disso, é muito importante que você não enfrente sua família nesses momentos de discursão, eles não tem consciência e não vão admitir que estão tendo um comportamento que te adoece, em vez disso, faça o seguinte.
- Se te provocarem, ignore;
- Tente se comunicar de forma mais assertiva possível, falando o que sente e quais são seus limites;
- Lembre-se que você não é obrigado a atender as expectativas deles;
- Se afaste, mesmo que você more com a sua família, identifique quais são as situações em que a sua presença é necessária e quais não são;
- Tenha pessoas que te entenda, uma rede de apoio com quem conversar;
- Não se isole.
- Busque fazer atividades que te traga bem-estar;
- Procure ajuda de um psicólogo.
Como a psicologia ajuda a lidar?
Embora a psicologia não estude e não tenha uma definição para o termo “família tóxica”, ela pode ajudar as pessoas a lidarem com o sofrimento causado por esse tipo de ambiente, isso porque se trata de pessoas e comportamento, sendo o campo de estudo da psicologia.
A psicologia pode te auxiliar a não se sentir culpado por dizer não a sua família, você vai aprender a dizer o que sente, além de dar suporte para que você consiga lidar com os conflitos que surgem no dia a dia, quebrando o ciclo de violência e permitindo que você tenha uma vida mais leve.
Então, se você acha que sua família é tóxica e que o comportamento dela está te fazendo mal, não hesite em procurar ajuda de um psicólogo, esse profissional pode te ajudar a passar por esse momento da melhor forma com essa situação.
Se você gostou do nosso conteúdo, nos siga no Instagram e manda uma mensagem dizendo o que você achou do texto de hoje.